quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Saia traçada



Vou explicar como fazer de uma base de saia de duas pinças ( tirada de uma burda antiga 2003 ) uma saia traçada com cós.
Mais tarde neste blog explique-rei como realizar bases para desenvolver moldes.


Para poder trabalhar com estas revistas temos de ter um cuidado especial de conferir com a tabela da revista o nosso tamanho. Pois de uma para a outra estes valores diferem Tenho por hábito de trabalhar com valores de costura (maneira industrial) nos moldes. Por isso, passei a base para papel vegetal e adicionei os valores de costura pretendidos. Aqui adicionei 1 cm na cintura, 2 cm nas laterais, 3 cm de bainha. Tracei 8 cm no molde abaixo da cintura (valor desejado de cós) depois recortei na linha, fechei a pinça na cintura para ficar com o cós.

Corrigi a traseira de baixo para coincidir a linha de c

ostura de 1 cm na lateral (a vermelho com seta)


Corrigi a linha que une o cós com a parte debaixo da saia e adicionei os valores de costura. (1 cm) Agora na frente tracei uma linha (a vermelho) do valor de trespasse que escolhi. Essa parte será o trespasse da saia.




6 comentários:

Tany disse...

Muito bem! Eu não uso o método insdustrial mas um dia quero experimentar. Uma pergunta: também usas a recortilha para talhar ou usas a tesoura? Comprei há dias no ebay uma recortilha e cá o "tapete" próprio (self healing mat). Quero ver se experimento quando talhar o meu próximo modelo.
Beijinhos!

Tany disse...

(resp ao teu comentário) Sim, eu sei como se faz para cortar a uma certa distância da linha de costura e depois coser a essa distância; é assim que as americanas fazem com os moldes da Vogue etc, que já vêm com as margens incluídas! A minha dúvida é quanto ao instrumento de corte, se é uma tesoura ou uma lâmina redonda de cortar (recortilha)

Audrey disse...

Olá!!!
Descobri você no blog da Tany, e vim aqui conhecer o seu cantinho, não sou uma expert em costura mas sempre estou me aventurando por isso, com certeza estarei dando uma espiadinha por aqui.
Beijos,
Audrey

Corteygrif disse...

Eu tbm uso o metodo industrial,foi como eu aprendi no meu curso.pra fazermos as peças em quantidades ou seja uma peça de cada tamanho,sobrepostas umas em cimas das outras com o tamanho maior por cima,era só eliminnar 2cm em cada peça mais pequena,gosto desse metodo.bjs

Audrey disse...

ღღ Passei ღღ   *.*´¨) ღღ
   ღღ ¸..´para desejar¸..*´¨)*´¨)
  ¸.•´¸.•*´¨)um ღ ¸.•*¨)
  (¸.•´ ღღ (¸.•` ღღ lindo DIA!* ღღ
       ¸.•*¨) e um ótimo começo de semana.            
    (¸.•´ ღ (¸.•*´¨¨*Beijinhos*´¨¨*•.¸ღ .•*¨)
Audrey

Tany disse...

Oi!
A cabeça da manga em tule (cortada uma meia-lua na dobra do tule) é alinhavada à costura da manga, do lado do forro; o conjunto é depois cosido ao encaixe do ombro, os valores de costura são aparados e assentes para dentro do encaixe e o forro é cosido à mão à costura! O método é o mesmo do vestido balão mas juntei a cabeça da manga à manga (a manga é já o conjunto da parte em tecido com a parte em forro da manga) antes de a aplicar!

Beijinhos!